9 de janeiro de 2018

Cinco dicas para projeto-sonho


Algumas pessoas me perguntam como eu consegui em pouco tempo começar a cantar e fazer shows. Depois de estrear no fim de 2015, as coisas foram acontecendo depois de muito trabalho, mesmo sem empresário, sem apoio e investimento algum. E nos dois últimos anos, consegui subir aos palcos com músicas autorais em teatros no Rio de Janeiro, como Teatro Ipanema, Beco das Garrafas, Teatro Café Pequeno, Casa da Gávea, Centro de Referência da Música Carioca, Forte de Copacabana, Da Casa da Táta. 

Quando me perguntam, eu sempre respondo que acho que isso aconteceu porque eu tentei, acreditei, batalhei, arrisquei, estudei, firmei uma parceria e investi no meu sonho. 

No início, algumas pessoas não acreditavam, mas eu nem dava ouvidos. Firmei uma parceria com outra cantora, cada uma montou o seu pocket show para apresentar na mesma noite, dividimos os gastos e arregaçamos as mangas. E ensaiamos, escolhemos os músicos e nos preparamos para isso! 

Foram dois anos lindos. E a certeza de que, quando se quer, é muito possível. Mesmo. Acredito que isso aconteceu também porque eu quis de verdade. Aliás a música é de verdade na minha vida.

Mas não pense que foi fácil. Foi tudo conquistado com muito esforço e muita certeza do que eu queria. Quando tentamos, o universo se movimenta para nos ajudar.

Pensei, então, em listar alguns passos que foram importantes para o meu processo para encontrar locais para cantar e espero que possa ajudar no que gostaria de fazer para ser feliz na sua vida. É claro que esses passos ficam mais próximos do que eu vivo com a música, mas acredito que possa ajudar em outras áreas.

1) Busque informações e estude - escolha um curso no área do seu sonho

Buscar o seu aperfeiçoamento e estudar o mercado em que deseja entrar e ser feliz são coisas fundamentais. Às vezes, ficamos só no desejo e não tomamos nenhuma ação. Então se puder iniciar um curso, será maravilhoso. Isso vai ajudar a entender mais sobre o mercado e entender mais sobre você, o seu sonho, o que precisa melhorar, o que tem de vantagem, etc. E ajudará a desenvolver a sua habilidade. Vai ser possível também conhecer pessoas desse mercado, pessoas com experiências, pessoas com desejos como o seu, pessoas com muitas ideias e dicas. E aí exercite-se, exercite-se, exercite-se. Estude bastante. E aproveite os professores para tirar todas as dúvidas. Faça contatos, observe os projetos alheios, ouça outras experiências. A troca é maravilhosa. E fique de olho nos próximos cursos.


2) Projetar o seu sonho - coloque no papel

Escreva, reescreva, coloque suas ideias no papel. Planeje o que deseja fazer realmente, quais as principais facilidades, as principais dificuldades, quais equipamentos e locais precisará para executá-lo, tempo que precisará para produzir, material de apresentação, material de apoio. Monte o seu orçamento e tente fazer o mais enxuto possível. Avalie se o seu projeto precisará de parcerias, que tipo de parcerias, onde poderia buscá-la.  Estruture o seu projeto e pense em tudo o que ele pode oferecer. Nesse momento é bom fazer buscas na internet para encontrar projetos similares e inspirações. Execute da melhor forma possível e deixe em perfeitas condições de apresentá-lo a qualquer momento. E continua a exercitar-se e a estudar. Muitas e muitas vezes.

3) Pesquise as possibilidades na sua praça

É claro que estamos falando de sonho e é claro que gostaríamos que uma estreia ou o nosso início fosse no lugar mais importante possível, o melhor, o mais conceituado, o mais famoso. Ok. Mas vamos lembrar que o projeto ainda não saiu do papel, ainda não é conhecido, ainda não tem bagagem, ainda precisa de “estrada”. Então seria bom buscar na sua cidade alguns locais que abrem espaço para novos projetos, empresas que apostam em inovação, projetos que apoiam quem está começando. E a partir daí, entrar em contato com esses locais, o que pode ser pessoalmente ou por meio do contato dos responsáveis por receber o material. É importante realmente conversar com essa pessoa para entender o que busca, quais tipos de projeto procura, etc. E, no meu caso, a comunicação clara e direta fez uma boa diferença.

4) Distribua e divulgue o seu sonho

Com curso em dia, projeto montado, organizado de forma clara e objetiva e pesquisa de mercado feita, é hora de começar a distribuição e a divulgação. E claro, tudo muito bem ensaiado. A questão é que, com a vida corrida de hoje em dia, muitas pessoas responsáveis por coordenar os locais para a apresentação do projeto preferem receber o material por email. Outras não. Entenda como isso pode ser feito. No caso do email, não esqueça que o seu material precisa ser leve, de fácil consulta, resumido, mas com todas as informações possíveis. Vale uma pesquisa sobre os projetos que já foram exibidos em cada um dos locais para ajustar os detalhes e enviar o seu. 

5) Não esqueça do feedback 

Tudo feito e enviado, é importante buscar um feedback, caso a pessoa que recebeu o projeto não tenha se pronunciado. O primeiro contato pode ser para confirmar o recebimento. Algo bem simples e objetivo, sem mais detalhes. Isso é fundamental porque a quantidade de emails e de projetos que as pessoas recebem hoje em dia é grande e, por algum motivo, pode ser que o seu não tenha chegado às mãos certas. Após uma resposta positiva, é preciso entender quanto tempo seria necessário para uma nova consulta, caso não tenha obtido resposta positiva ou negativa. Costumo esperar, no máximo, duas semanas e consultar a pessoa sobre a possibilidade de executar o projeto.

OBS: Isso seria mais um tópico, mas acredito que esse seja um assunto à parte. Para os casos de arte e música,  pense na possibilidade de investimento em divulgação. Não apenas para os amigos, redes sociais, emails, grupos, sites. Neste caso, o trabalho de uma assessoria de imprensa é fundamental. Sei que é um gasto, mas é importante! 

Bom é muito possível que venha algum não. Alguns, na verdade. É possível que a oportunidade não apareça na primeira vez. É possível que você avalie depois da primeira experiência que precisaria mudar o projeto ou a estratégia ou a forma de abordagem. Tudo é possível. O que não é possível é desistir do sonho. 

Espero de coração que as portas se abram logo, que o seu sonho possa encontrar o melhor caminho de se estabelecer em sua vida, que suas experiências sejam as melhores possíveis. E que se alguma for desagradável, você lembre que isso faz parte do processo do nosso aprendizado de vida. 

E nunca nunca nunca desista! Vamos ser felizes! Hoje e agora!

Pra quem quiser, canal do Youtubehttp://www.youtube.com/c/LuDantas1



40 comentários:

  1. Oi, Lu!
    Estou mesmo precisando dessas dicas...obrigada!
    Beijos e sucesso sempre e em passos firmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom, Sandra! Fico feliz em ajudar! Compartilhar é maravilhoso! Espero que você possa colocar em práticas seus projetos mais desejados!

      beijo grande

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Adriana. Fico feliz que gostou! Mesmo! Que elas possam ajudar, viu!
      Sucesso em seus projetos!

      Beijos!

      Excluir
  3. Ótimas dicas! Muito motivadoras :)

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thais! Bom que curtiu! Muito obrigada mesmo! Desejo sucesso em seus projetos!

      beijos

      Excluir
  4. Oi Lu, que história incrível a sua! Torcendo aqui para que esse seja o seu ano de maior sucesso na música. Perseverança sempre! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Camila, puxa! Muito obrigada! Que seja um ano de sucesso e alegria para nós! Que você encontre um caminho incrível para realizar os seus desejos!

      Beijão

      Excluir
  5. Oi, Lu!

    Dicas preciosas e já testadas por vc. Ótimo!

    Parabéééns e muito sucesso em 2018 e no resto da vida.

    Beijocas.
    http://www.vaigarota.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi! Ah fico feliz que gostou! Agradeço muito muito mesmo! E desejo que você encontre o seu melhor em 2018! Que as portas se abram para muitas alegrias!

      Beijo grande

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi, Janaína! Que bom que gostou! Espero que possa ajudar de alguma forma! E que a vida lhe abra sempre novas e novas portas!

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi
    que bom que começou a colher os frutos de seu esforço, eu escolhi o que desejo e luto por eles mais é difícil alcançar ainda mais onde moro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Que bom que escolheu seu desejo! Acredito que esse é um passo muito importante! E não pense que é difícil pelo local onde mora. Pense que se você faz o que realmente ama, que é algo que não pode deixar de fazer, se não morreria ou seria infeliz, isso vai lhe trazer alegrias. O mais importante é fazer, fazer mil vezes. Fazer porque é indispensável para a sua vida, para a sua alegria. Canto hoje porque fiquei por mais de 20 anos com medo, com vergonha e isso me sufocava, me fazia infeliz. Até que não aguentei mais e procurei uma aula de canto. Foi tudo muito rápido. E não tenho ninguém que me ajude financeiramente. Sei lá! O universo foi se abrindo porque eu acreditei. Agora eu comecei um projeto no youtube que faço porque amo e não penso no resultado.

      Será que o seu desejo não teria um caminho aberto num canal do youtube, por exemplo? Pense nos caminhos e nas possibilidades. E não nas impossibilidades. O universo vai se abrir para você!

      Um beijo carinhoso e um desejo de que você consiga o seu melhor caminho!

      Excluir
  8. Amei sua história e seu conteúdo. Já estou seguindo! Sucesso!

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia. Puxa! Ah muito obrigada! De verdade! Desejo que você tenha muito sucesso e alegrias com seus projetos!

      Beijão

      Excluir
  9. Exatamente isso, com dedicação se vai longe. Desejo tudo de bom na sua vida hoje e sempre :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Muito obrigada, viu! Fico feliz com sua visita e mais ainda ao saber que curtiu. Desejo em dobro para você, viu! E muitos projetos realizados!

      Beijos

      Excluir
  10. ;)

    Adorei essas dicas!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Fico tão feliz que adorou! Obrigada mesmo! Que seus projetos se realizem e encontrem as melhores possibilidades!

      Beijos

      Excluir
  11. É sempre bom lutar pelos nossos sonhos porque mesmo que não corram bem, pelo menos tentamos. E quando corre bem é uma maravilha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Isso! Tentar, acreditar e agir. Acredito muito nisso! E acredito também em várias e várias tentativas. Às vezes, as primeiras não dão certo e talvez só porque a hora certa não chegou ;)

      Então vamos tentar! Obrigada pela visita, viu!

      Beijo grande!

      Excluir
  12. Ótimas dicas, é realmente fundamental irmos atrás dos sonhos, e sem foco e dedicação nada dá certo né?

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari. Também acredito nisso. Principalmente na dedicação, na tentativa e na preparação. Desejo que seus projetos e sonhos estejam logo ao seu melhor alcance e sucesso!

      Beijos!

      Excluir
  13. Bom dia, na vida nada é fácil de conseguir sem persistência, dou-lhe os meus parabéns por continuar motivado na conquista que pretendo, assim, desejo-lhe muito sucesso.
    Continuação de boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, AG! Realmente não é fácil conseguir o que desejamos. Mas o processo até lá, o aprendizado, a superação, as descobertas, os erros, as decepções, as alegrias e as surpresas, é tudo tão maravilhoso e ajuda tanto no nosso amadurecimento que nem sei explicar o quanto gosto de iniciar projetos rsrs

      Desejo que seus projetos se realizem!

      Muito obrigada!

      Beijos

      Excluir
  14. E nunca é tarde para realizarmos os nossos sonhos, persistência e acreditar no sonho!!!
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca, nunca mesmo! Esperei por mais de 20 anos para ter coragem e essa espera pela coragem foi muito dolorida e frustrante. E não deveríamos conviver com isso, sabe? Por isso, sou muito a favor de muitas e muitas tentativas rs

      Obrigada de verdade pela visita! Que seus projetos possam lhe abrir portas e mais portas!

      Beijos!

      Excluir
  15. Quero te ouvir cantar, muito sucesso para ti
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Carolina, muito muito obrigada! Fico feliz em saber disso! Puxa!

      Posso deixar aqui o canal do youtube e outros caminhos como Spotify e Deezer? ;)

      Youtube: http://www.youtube.com/c/LuDantas1

      Spotify: goo.gl/c3fRCd

      Deezer: http://www.deezer.com/artist/12472692

      Ah esse é meu projeto Toda Metade de covers - escolhi Força Estranha para você conhecer mas tem outros vídeos

      https://www.youtube.com/watch?v=I1mG4Y1tUOo

      Olha desejo de verdade que seus projetos se realizem!

      Beijo carinhoso!

      Excluir
  16. Oi, Gabriele! Ah fico feliz em compartilhar! Espero que possa ajudar de alguma forma nos seus projetos! E desejo que tenha sucesso com eles!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Óptimas dicas! :) Quem não arregaça as mangas e luta pelos sonhos é que nunca os irá conseguir realizar. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  18. Adorei essas dicas e parabéns por tudo que você conquistou até agora, tenho certeza que você irá longe!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Carla, muito muito obrigada! Desejo tudo de melhor para você!

      Beijos!!

      Excluir
  19. Obrigada pela partilha. Espero que você alcance todos os seus sonhos, muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra nós, querida! Que você encontre o seu melhor na música logo! ;)

      Beijos!

      Excluir

Sem nós

Uma das minhas realizações da vida foi o lançamento do meu álbum "Ciclos", como já falamos aqui. O disco apresenta oito canções au...