30 de janeiro de 2018

O que fazer com a ansiedade?

Um amigo me mostrou ontem o quanto a minha ansiedade, às vezes, comanda as minhas ações e me faz esquecer de viver o momento: "Lu, você subiu nesse banco e, em vez de caminhar por ele, sentir a relação dele com seu corpo a cada passo, já está lá na frente pensando o que aconteceria se caísse dele. Com isso, você se trava, não caminha direito em cima do banco e ainda sustenta um medo absurdo de cair de uma altura tão pequena. E se cair, tudo bem! Sobe de novo".

Pronto. A respiração que estava quase suspensa pelo medo de me desequilibrar ali em cima se soltou do peito. Ufa! Nossa! Que verdade isso! No momento, eu não estava pensando na proposta que ele havia me feito na nossa aula de consciência corporal. Era só subir, caminhar no banco e sentir o meu corpo ali. E eu já estava lá na frente pensando nas consequências sem antes vivenciar o que havia para vivenciar. Na verdade, eu não estava ali! 

É muito doido pensar que somos muito assim algumas vezes. Eu, pelo menos, sou. Venho trabalhando minha ansiedade de viver lá na frente, que é fruto desse meu jeito tão aquariano de ser e dessa minha personalidade inquieta. Venho buscando respirar antes de agir ou reagir. Não tem sido fácil, admito. Minha mente vai e voa muito mais rápido do que as palavras que quero dizer, do que o sentimento que chega, do que o planejamento que eu tenho, do projeto que vou iniciar. E para deixar tudo ainda mais agitado, eu ainda vou prevendo ali na minha mente as possibilidades boas e ruins que podem acontecer. 

Mas quem disse que é isso que vai acontecer? E quem disse que eu tenho bola de cristal? E que disse que sou a rainha das previsões? Esse foi o papo que tive comigo mesma antes de dormir. Na verdade, precisei ser um pouco firme comigo mesma e dizer para o meu ego que ele não é o dono da verdade e que viver pode ser mais simples e menos rigoroso. E muito mais delicioso. Pensei então que vou, de fato, usar os exercícios que aprendi e que podem me ajudar nessas minhas horas de ansiedade. Quem sabe não servem para você também!?

1) Meus 10 segundos por 3 vezes - quando o meu pensamento não está no momento presente, inspiro profundamente por cinco segundos e expiro por cinco segundos por três vezes. Isso me leva a um relaxamento tão grande que o meu corpo parece voltar do futuro imediatamente. Esqueço disso no dia a dia, às vezes, mas vou me exercitar!

2) Minha escuta do corpo - com a ansiedade, o corpo parece ter por dentro aquele crepitar de uma chama de fogo, sabe? É difícil explicar a sensação, mas consegue imaginar  gravetos quando são jogados numa fogueira? É isso! Esses pequenos ruídos produzidos pelo corpo precisam ser ouvidos. E quando passo a ouvir a cada um deles e começo a perceber de quais partes do meu corpo eles surgem, as coisas vão se acalmando e vão silenciando. Já fiz isso algumas vezes e deu certo!

3) Minha boca muda - as palavras, às vezes, correm para tentar acompanhar os pensamentos. E elas vão surgindo como uma queda d'água. Opa! É aí o momento de fechar os lábios e sentir que eles estão encostados um no outro. Pausar, respirar, pausar. Ouvir o que sugere minha mente e escolher as palavras. Falar pausadamente, dizer cada palavra. Fazer isso me deixa numa sensação de câmera lenta, sabe? E isso me deixa tão leve. É uma delícia! rs

Em resumo, como disse o meu amigo, eu preciso me esperar, me ouvir, me deixar levar pelo momento. É como dizer pra mim mesma: Aqui e agora, só falta você! ;)

Que possamos nos ouvir sempre!



69 comentários:

  1. Também sou tri ansiosa e tento controlar mas nem sempre consigo!! Bjs chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! Sei bem como é. Estou tentando ficar mais consciente nesses momentos para amenizar isso rs beijos!

      Excluir
  2. ansiedade é o mal da era moderna. claro, tinha ansiedade antes tb. mas acho que hj há uma urgência de fazer, acontecer, ser feliz, ganhar dinheiro, fazer isso ou aquilo. ouço de vez em quando alguém dizer, calma, respira e é isso. calma, respira... beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Calma, respira, calma e respira mais algumas vezes rs ;)

      beijos!

      Excluir
  3. Me identifico tanto com esse texto! Tem partes que parece que me estão a descrever a mim! Também eu ando a tentar ser mais controlada e não me deixar levar pela ansiedade. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom!! Acredito que a consciência é o primeiro passo para uma mudança. E a tentativa sempre ;)

      beijos!

      Excluir
  4. Ótimo tema que você tratou! Adorei o texto, beijos!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  5. Posso te dar uma dica? O que tem me ajudado aliviar um pouco a ansiedade são aqueles livros de colorir sabe?
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. ANSIEDADE é doença, e eu sofro dessa doença ... péssimo quando ansiedade atrapalha nossas tarefas diarias e tudo mais ... queria ter uma grana pra pagar um profissional ... infelizmente, nem todos temos!

    https://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Ela pode atrapalhar e muito!
      Olha dependendo de onde você mora, tem locais de atendimento que são bons e com pagamento sugerido. Pode procurar na sua cidade! ;)

      E espero que fique bem!

      Excluir
  7. Sou ansiosa demais também! E as vezes me pego pensando porque estou tão ansiosa e as vezes não sei o motivo, aí desacelero. Tenho tentando viver a vida mais leve e um dia de cada vez. Mas é bem difícil!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh é isso! Ter a consciência do momento ajuda muito! Bom que estamos tentando! É isso! ;)

      beijos!

      Excluir
  8. Sou mega ansiosa também e sei quanto isso é complicado.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Juliana! Mas a tentativa de amenizar ajuda muito! ;)

      beijos!

      Excluir
  9. A ansiedade é complicada. Ela nos leva para um futuro que provavelmente não existirá, mas que está muito presente na nossa mente.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito complicada, Adriana! Mas vamos em frente e tentando melhorar! ;)

      beijos!

      Excluir
  10. Ainda bem que não sofro de ansiedade, só as vezes porque ninguém é de ferro.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom, Janaína! Tão bom viver de forma relaxada! Que ótimo! ;)

      beijos!

      Excluir
  11. Deve ser complicado lutar contra a ansiedade...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Isabel! Mas a partir do momento que consegui enxergar o que era, as coisas ficaram mais fáceis de contornar ;)

      beijos!

      Excluir
  12. Rita Lee não é do meu tempo,
    porém suas músicas e principalmente
    a sua poesia, sim, sempre.

    Adoro o cuidado que você tem com
    o seu trabalho.

    Beijos e obrigado por ter ido lá.

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Silvio! Fico feliz em ter detectado isso! Faço as coisas com carinho mesmo.

      Eu é que agradeço a visita!

      beijos!

      Excluir
    2. Quando você responde eu respondo
      à sua resposta. Talvez esse jogo
      de palavra não diga escrevendo o
      que digo, dizendo.

      Um beijo, querida amiga.
      Adoro vir por aqui.

      silvioafonso


      .

      Excluir
    3. Pode ser que sim. Pode ser que nem. Tudo depende da intenção. No que diz e no que escreve. A entonação talvez possa ser descrita com a pontuação. O importante foi que veio e disse o que quis. Seja sempre bem-vindo! ;)

      Excluir
  13. Puxa, a ansiedade é algo que precisamos lidar com decisão. Ela gosta da companhia do medo e da inquietação. Gostei muito do texto. Vale a pena trabalhar a mente com perseverança e paciência.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! O medo é um gatilho, né!? Muito doido isso! Estou buscando vários caminhos para combater isso em mim! Muito obrigada! ;)

      beijos!

      Excluir
  14. Oie Lú,

    Te entendo amiga, também sou ansiosa e penso lá na frente. Acho que estou vivendo o futuro sem estar nele. hahaha É meio doido, né? Tem dias que sinto falta de ar toda hora e aquele sentimento de medo? PQP é horrível!! ( desculpa, mas quando desabafo sai uns palavrões... x) )

    Um beijo e melhoras para nós!

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! É doido mesmo! Sabe que já tive umas palpitações e era ansiedade. O que me ajudou muito e me ajuda é esse controle da respiração. É inspirar e expirar profundamente e deixar a atenção nela, entende? Espero que fique bem! ;)

      beijos!

      Excluir
  15. Bom dia, querida Lu,
    seu texto é extremamente importante para a maioria das pessoas que sofre com o mal da ansiedade, a nossa sociedade e o acúmulo de tarefas, em um tempo pequeno nos leva à ansiedade, e a cada dia é maior o número de pessoas que sofre, muito bom seu tema. Quanto ao seu vídeo excelente, uma voz gostosa de ouvir e sendo da Rita Lee, melhor ainda. Vou passar no Youtube e me inscrever. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marli! Fico tão feliz que gostou do texto e da música! Espero de verdade ajudar as pessoas de alguma! Que seja com motivação, com experiências, com o que for! Muito obrigada, viu!

      beijos!

      Excluir
  16. Nossa adorei!
    Sou exatamente assim, já vou fazer esses exercícios tb! Tomara que me ajude
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh ficarei na torcida para que ajudem muito! E nesse exercício de inspirar e expirar, você pode manter sua atenção na respiração e no ponto entre as suas sobrancelhas. Isso me ajuda! ;)

      beijos!

      Excluir
  17. A melhor coisa é treinar a meditação e as técnicas de respiração.
    Ansiedade atrapalha, pq vc não vive o presente, mas tb não pode viver o futuro. Então você vive um universo paralelo que você cria e nem sempre se materializa.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso! Meditação, yoga, o conhecimento do seu corpo e a consciência dele. Tudo isso ajuda tanto! Obrigada, Bell!

      beijos!

      Excluir
  18. Olá, Lu.
    Eu sofro de ansiedade, e infelizmente até agora não consegui controlar. Qualquer coisa é motivo de dar um nó no estomago e a garganta se fecha, começo a suar frio e os batimento se aceleram. Eu tento me acalmar, penso em outra coisa, mas fica voltando a mente. É pior a noite que a gente até perde o sono.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Sil! Que droga! Sinto muito! Já tentou as respirações? A prática da meditação também pode ajudar! Acredito que podemos experimentar diversas opções para chegar à consciência do nosso corpo. Desejo que encontre o seu caminho logo! ;)

      beijos!

      Excluir
  19. Lu, as vezes me pego ansiosa também. Semana passada fui à uma palestra com esse tema. Ajudou muito. Agora suas dicas... Já usei a da respiração enquanto estava lendo.
    Seu vídeo mostra o quanto sua voz é linda! Parabéns!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br
    instagram.com/juliamodelodemodelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia! As palestras ajudam muito! Sei bem como é isso. Já me ajudaram a ter consciência, sabe? Espero que melhore! E que as respirações ajudem!
      E muito obrigada por visitar o canal! Mesmo! ;)

      beijos!

      Excluir
  20. Eu te entendo perfeitamente, ah como te entendo...
    Também sou ansiosa e cheia desses pensamentos do que pode vir a acontecer ou não.
    "... e para deixar tudo ainda mais agitado, eu ainda vou prevendo ali na minha mente as possibilidades boas e ruins que podem acontecer" essa frase sou eu hahahaha! É horrível :(
    Eu tento ser menos ansiosa, mas é algo bem complicado né?
    Mas gostei demais do seu post e obrigada por compartilhas suas dicas com a gente. Boa sorte pra nós! ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre tão complicado! Mas estou me conscientizando que eu é que estou me impondo um ritmo, sabe? E que posso também tentar desacelerar rs antes me parecia impossível, mas as coisas estão se acalmando aos poucos. Muito obrigada por compartilhar o que sente e por vir até aqui! Espero que fique bem! ;)

      beijos!!

      Excluir
  21. Ansiedade é mesmo o mal desse século, né Lu? Gostei dos seus exercícios, acho que todos eles têm em comum isso de parar e ouvir o próprio corpo, de estar mais presente nas situações. E que linda a sua voz, não canso de falar. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. É isso! Levar a atenção para o corpo e ouvir o que ele diz. Aprendi assim e isso me ajuda.

      Ahh muito obrigada pelo carinho de passar lá no canal do youtube! Mesmo!

      beijos!

      Excluir
  22. Também sofro desse mal, é bem complicado né? Acho que nos últimos tempos até que to sabendo lidar bem com isso...

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom, Mari. Encontrar o caminho para lidar com isso é muito bom! Espero que fique bem! ;)

      beijos!

      Excluir
  23. Eu também fico muito ansiosa sempre que tenho alguma coisa de diferente do habitual para fazer e é mesmo dificil controlar a ansiedade!

    Beijinho grande <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tão difícil. Principalmente nesses momentos, né! Às vezes, a ansiedade com o dia a dia mesmo e aí me apego a esses exercícios! ;)

      beijos!

      Excluir
  24. que post lindo ... eu também sou super ansiosa já estou seguindo para não perder nenhum post bjssss
    http://cantaalegremente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda! Que bom! Espero que tenha ajudado de alguma forma! Obrigada mesmo! ;)

      beijos!

      Excluir
  25. Eu sou uma pessoa bem ansiosa e sofro muito com isso, principalmente quando é algo fora da rotina, muitas vezes eu preciso parar e respirar pra poder controlar um pouco.
    Adorei a dica, beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu sei bem como é isso! Bom que você também consegue amenizar isso com as respirações! Que ótimo! ;)

      Ótimo fim de semana pra vc tb!

      beijos!

      Excluir
  26. Oi
    eu sou bem ansiosa até tomo remedio, estária melhor se eu tomasse ele todo dia, mas nem lembro, quando to ansiosa minha pressão até cai, uma vez tive uma crise de ansiedade forte que até desmaiei.
    otima música como sempre.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Denise! Puxa! Imagino como deve ser difícil. Mas ainda bem que você já procurou um médico e pode ficar com isso controlado. Ah o bom seria não esquecer os remédios. Talvez o despertador do celular possa ajudar nesse caso ;)

      Espero que fique bem! ;)

      beijos!

      Excluir
  27. Respostas
    1. Oi, Rui. Bom que gostou! Muito obrigada pela visita! Bom fim de semana! ;)

      Abraços!

      Excluir
  28. Olá Lu! Tudo bem?
    Nossa, me identifiquei muito com esse post, pois sou extremamente ansiosa!! Adorei!!
    E a música como sempre linda ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara! Que bom! Fico feliz que gostou! Espero que ajude de alguma forma! ;)

      Muito muito obrigada por visitar o canal do youtube e ouvir a música! Esse projeto é muito importante. Obrigada mesmo!

      beijos!

      Excluir
  29. Vale muito sentir o aroma daquele hidratante! ;D

    Ansiedade é terrível. Vou tentar esses exercícios em breve! hahaha!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Amanda! Adoro as dicas do seu blog! Estou sempre de olho rs

      Tomara que os exercícios ajudem!!

      Obrigada, viu!!

      beijos!

      Excluir
  30. eu também sou MUITO ansiosa! ultimamente até tô tentando relaxar e focar na respiração e tudo o mais... me ajuda, mas ainda sofro bastante com isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Suuh. Sei bem como é isso. A respiração me ajuda nesses momentos. Eu me entrego a isso e consigo amenizar a ansiedade. Espero que consiga encontrar um melhor caminho para você! ;)

      beijos!

      Excluir
  31. Thank you so much, Liana! Have a nice week! ;)

    ResponderExcluir
  32. Bona conselhos para controlar a ansiedade. Gostei muito do texto e de ouvir a Rita Lee.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom, Graça! Fico feliz em tê-la por aqui e no canal do youtube! Muito obrigada mesmo!

      Ótima semana!

      beijos!

      Excluir
  33. Amei! Escreve belas palavras e conselhos!
    http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderExcluir
  34. Que leitura ótima!

    Obrigada pela partilha, foi muito útil <3

    Beijinho,
    https://anaritaferreira83.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Sem nós

Uma das minhas realizações da vida foi o lançamento do meu álbum "Ciclos", como já falamos aqui. O disco apresenta oito canções au...